As Causas Excludentes de Ilicitude Previstas na Parte Geral do Código Penal Brasileiro

Publicado em 20/05/2006

O Estado não podendo acudir aquele que está em perigo em todos os momentos e lugares, nem devendo tomar partido à princípio de qualquer dos titulares dos bens em conflito, concede o direito de que se ofenda bem alheio para salvar direito próprio ou de terceiro ante um fato irremediável. Na verdade, a tutela penal não pode salvaguardar a ambos, e então o Estado permite que seja sacrificado um deles.

Alguns exemplos clássicos de estado de necessidade são o furto famélico, aborto praticado por médico quando não há outro meio de salvar a vida da gestante, violação de domicílio para acudir vítimas de crime ou desastre, a disputa de dois náufragos por uma tábua de salvação, lançamento de mercadorias para diminuir o peso do avião e salvar tripulantes e passageiros etc.

Para a invocação e reconhecimento dessa excludente de ilicitude, são necessários alguns requisitos perante a lei penal brasileira, os quais, veremos no decorrer deste capítulo e ainda as formas de estado de necessidade, a questão do excesso e teorias que discutem se é um direito ou faculdade do sujeito.

2.1. REQUISITOS DO ESTADO DE NECESSIDADE

2.1.1. A EXISTÊNCIA DE UM PERIGO ATUAL

É indispensável que o bem jurídico esteja em perigo; que o sujeito pratique o fato típico para evitar um mal que pode ocorrer se não o fizer. Podendo esse mal ter sido provocado pela força da natureza, ação do homem.

É necessário que o sujeito atue para evitar um perigo atual, ou seja; o perigo presente, a ameaça concreta e imediata ao bem jurídico. Atual é a ameaça que se está verificando no exato momento em que o agente sacrifica…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.