Arrolamento de Bens

Publicado em 15/09/2004

Arrolamento de Bens


Conceito
: O código revogado conhecia o arrolamento e descrição de bens, como medida cautelar acessória das ações matrimoniais, com função meramente conservativa de prova a ser utilizada na futura partilha dos bens comuns e sem qualquer invasão imediata na esfera jusídica do cônjuge que detinha os bens.

Para referido Código o cônjuge interessado, além do arrolamento podia usar o sequestro, posto que as duas medidas tinham objetivos distintos e inconfundíveis.

O Novo Código, adotando o sistema português. Alterou profundamente a figura e os objetivos do arrolamento cautelar.

Agora, conforme se depreende do artigo 858, a medida cautelar "dirige-se a conservação de bens em perigo de extravio ou dilapidação. Por isso, a nomeação de depositário a quem cabe o arrolamento propriamente dito é obrigatória, configurando mesmo "a razão de ser a medida."

Deu-se maior extensão à medida, que agora não cabe apenas aos cônjuges nas ações patrimoniais, mas a qualquer interessado nos bens, inclusive credores, em outras ações patrimoniais.

Pressupostos : Procede-se ao arrolamento sempre que há fundado receio de extravio ou dissipação de bens (art. 856). E pode requerê-lo todo aquele que tem interesse na conservação dos bens.

O cabimento da medida cautelar tem como pressupostos : a) o fundado receio de extravio ou dissipação dos bens; b) o interesse do requerente na conservação…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.