Arbitragem como Forma de Solução de Conflitos Internacionais

Publicado em 05/08/2006

Não havendo sido estipulado na convenção de arbitragem às regras para o procedimento ficam a critério do tribunal arbitral determina-las.

As condições para que a arbitragem possa existir, basicamente são: a presença do compromisso arbitral ou da cláusula arbitral; do órgão arbitral e do procedimento arbitral.

O compromisso arbitral institui a arbitragem já com a determinação do litígio a ser dirimido. Evidentemente, o compromisso apenas institui a arbitragem em casos de litígios já nascidos, atuais, contemporâneos, conhecidos e, portanto determinados em concreto.

Sobre o procedimento arbitral, o artigo 21 da Lei de Arbitragem esgota bem o assunto. As partes são livres para dispor sobre o rito ou procedimento, desde que não haja controvérsia a ser decidida e a sentença arbitral no caso for meramente homologatória . Caso as partes não o decidam previamente, cabe ao árbitro ou tribunal arbitrais determina-lo. Assim, as partes ao submeterem a questão à solução arbitral, decidirão quais serão os procedimentos e as fases a serem seguidas para a solução final da controvérsia.

Por mais informal que seja o procedimento arbitral, alguns princípios devem ser observados para que o julgamento seja justo. Os principais são: o do contraditório, o da ampla defesa, o da igualdade das partes e imparcialidade do juízo, entre outros. A ampla defesa decorre do…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.