Arbitragem

Publicado em 03/05/2006

ARBITRAGEM


HISTÓRIA

No século XVII são encontradas raízes da arbitragem nas Ordenações do Reino de Portugal, em que se distinguia entre juízes árbitros e arbitradores.


DENOMINAÇÃO

Muitas vezes se confundem arbitragem e arbitramento.

A arbitragem é uma forma de solução dos conflitos, não só envolvendo jurisdição, mas também contrato, enquanto que no arbitramento são apuradas coisas ou fatos que devem ser avaliados ou estimados.

Então, a arbitragem é uma forma de solução de conflitos, feita por um terceiro estranho à relação das partes ou por um órgão, que é escolhido por elas, impondo a solução do litígio. É uma forma voluntária de terminar o conflito, o que importa em dizer que não é obrigatória.

A pessoa designada para a solução do conflito entre as partes chama-se árbitro e sua decisão denomina-se sentença arbitral.

Segundo o art. 3º da Lei nº 9.307/96, as partes interessadas podem submeter a solução de seus litígios ao juízo arbitral mediante convenção de arbitragem, assim entendida a cláusula compromissória e o compromisso arbitral.

A cláusula compromissória é a convenção por meio da qual as partes em um contrato comprometem-se a submeter à arbitragem os litígios que possam vir a surgir (art. 4º Lei nº 9.307/96).

Compromisso arbitral é a convenção por meio da qual as partes…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.