Arbitragem

Publicado em 22/04/2003

Arbitragem


INTRODUÇÃO


A Lei No 9.307, de 23 de setembro de 1996, que instituiu a Arbitragem facultou às pessoas (físicas e/ou jurídicas), capazes de contratar, a possibilidade de valer-se desse instituto para dirimir litígios relativos a direitos patrimoniais disponíveis.

A Arbitragem, em nível mundial, não é uma novidade. Trata-se de prática largamente utilizada por diversos países, sendo aceita como uma alternativa ao Judiciário que traz a garantia de se conseguir dirimir conflitos, entre dois entes privados ou públicos, em curto espaço de tempo (pela lei brasileira, a sentença arbitral será proferida no prazo estipulado pelas partes. Nada tendo sido convencionado, o prazo para a apresentação da sentença é de seis meses, contado da instituição da arbitragem ou da substituição do árbitro).

Em outras palavras, a Arbitragem passou a ser uma forma alternativa ao Poder Judiciário de dirimir controvérsias, onde um árbitro (ou um conjunto de árbitros, sempre em número ímpar), devidamente escolhido pelas partes conflitantes (ou indicado por uma Câmara de Arbitragem) decide, por meio de sentença, sobre o objeto da controvérsia. Tal sentença goza de força legal e é irrecorrível, produzindo os mesmos efeitos da sentença proferida pelos órgãos de Poder Judiciário.

Considerando-se a maneira como é instituída a Arbitragem, pela vontade entre as partes, torna-se…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.