Aplicação das Penas

Publicado em 20/05/2004

Aplicação das Penas


INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo demonstrar quais os procedimentos que o juiz deverá seguir para prolatar uma sentença condenatória de aplicação de pena privativa de liberdade ou de multa. Entretanto, antes mesmo de adentrar no assunto, é necessário que saibamos quais são os fundamentos e finalidades da pena.

Não é certa a origem da palavra pena mas muito especula-se a respeito pois, acredita se que poderia ter várias origens como por exemplo, do latim poena, significando castigo, expiação, suplício, ou ainda nas palavras gregas ponos, poiné, penomai, significando trabalho, fadiga, sofrimento e de outras línguas mais que chegaríamos aos mesmos significados.

Desde os tempos mais remotos, a pena obteve diversas finalidades que se modificava conforme os interesses da sociedade em preservar a paz social.

Várias teorias foram formuladas para buscar o verdadeiro sentido da pena. (Como por exemplo, Beccaria que constrói um sistema criminal que substituirá o desumano, impreciso, confuso e abusivo sistema criminal anterior). Para fins didáticos, essas teorias foram classificadas em três grandes grupos, a saber: absolutista, relativa, ecléticas ou mistas.

Para a teoria absolutista, a pena tem a finalidade de retribuição, ou seja, a expiação, o sofrimento do delinqüente para pagar o mal que fez. (Para Jeremias Bentham a pena é um mal que não deve exceder o dano produzido pelo delito refletindo assim o caráter retributivo da pena sendo assim, benéfica fundamentalmente por seu efeito preventivo). O crime para essa teoria é considerado um fato…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.