Aplicação da Prescrição Virtual da Pena

Publicado em 09/08/2010

Nesta decisão, também optou o magistrado pelo reconhecimento da prescrição virtual, embasado na falta do interesse de agir.
Com intuito de não levar ao judiciário, processos a serem acumulados e que já se sabe, não terão utilidade uma vez que será declarada extinta a punibilidade, nos tribunais inferiores é amplamente aceitável a prescrição virtual, na análise do caso concreto, negando seguimento à ação.
Não obstante não tenha o nosso ordenamento penal tratado da possibilidade do reconhecimento da prescrição pela pena in perspectiva, os tribunais pátrios já vêm entendendo ser a mesma possível, tendo em vista a desnecessidade de se instruir um processo, com todos seus gastos e gravames, para, ao final, a pena aplicada já estar prescrita.


6 Princípios basilares abarcados pelo tema


A análise da prescrição virtual e sua aplicabilidade no ordenamento jurídico pátrio envolve o estudo de sua compatibilidade com os princípios consagrados na Constituição da República, de 1088 e no Código de Processo Penal, como é o caso da obrigatoriedade da ação penal, do devido processo legal, da presunção de inocência e do princípio da economia e da celeridade processual. Ressalta-se que estes princípios já fundamentaram várias decisões, tanto favoráveis, quanto contrárias à prescrição virtual.


6.1 Princípio da obrigatoriedade da ação penal


O princípio da obrigatoriedade da ação penal ensina que esta não pode ser exercida de forma aleatória e desde que formada a opinio delict não pode…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.