ANÁLISE DO PRINCÍPIO DA BOA-FÉ OBJETIVA NOS CONTRATOS

Publicado em 09/08/2010

4 – PRINCÍPIOS TRADICIONAIS E NOVOS PRINCÍPIOS CONTRATUAIS

Os princípios fundamentais do direito contratual servem para nortear a todo o momento, o procedimento a ser seguido para aqueles que pretendem firmar qualquer tipo de contrato e que estará sob a égide de toda norma jurídica em vigor para assim oferecer a segurança jurídica necessária para garantir a todos, os seus direitos e deveres adquiridos após a celebração de qualquer convenção, são os seguintes:
a) Princípio da autonomia da vontade: nele se funda a liberdade contratual dos contratantes, consistindo no poder de estipular livremente, como melhor lhes convier, mediante acordo de vontades, a disciplina de seus interesses, suscitando efeitos tutelados pela ordem jurídica, este principio pode-se dizer que é o alicerce do contrato, uma vez que sem a expressão da vontade nenhum contrato haverá de ser firmado, pois, se funda diante de um dos elementos essências para a formação do negocio jurídico perfeito que é plano da validade. Nas palavras de Gagliano & Pamplona Filho (2008, p.34): “o contrato é um fenômeno eminentemente voluntarista, fruto da autonomia privada e da livre iniciativa”.
b) Princípio do consensualismo: segundo o qual o simples acordo de duas ou mais vontades basta para gerar o contrato válido. Entende que este simples acordo tem força suficiente para fazer surgir o contrato, não se exigindo forma especial para a sua constituição. Nossa legislação observa ressalvas apenas a alguns tipos específicos de contrato onde algumas formalidades devem ser observadas, por motivos de interesse social propiciando maior segurança jurídica como, por exemplo, os efeitos da hipoteca que é a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.