Análise do Novo Código Civil

Publicado em 22/04/2003

O Novo Código Civil em confronto com o Código Atual


O código atual foi promulgado em 1º de janeiro de 1917, mas seu anteprojeto foi elaborado no final do século passado, em 1899, pelo grande jurista Clóvis Bevilacqua tendo sido discutido no Congresso Nacional até o final do ano de 1915.

No Brasil do século XIX, ainda regido pelas Ordenações, o Código Civil era fundamental para finalização do processo de independência e para a própria modernização do Estado. Sim, porque tanto as Ordenações Filipinas como praticamente toda a legislação civil portuguesa permaneceu em vigor até 1916, ou seja quase cem anos após a independência. Durante todo esse tempo, só para dar um exemplo, protestantes e judeus não poderiam ter ser seus casamentos reconhecidos pelo Estado, por que não eram casados na igreja católica.

É desnecessário enumerar as diversas modificações experimentadas pela sociedade brasileira durante as décadas que se seguiram à aprovação do CC/16, impondo uma completa reformulação no código civil vigente.

Mas será que depois de termos ficado tanto tempo com esse Código do século passado, precisávamos de outro ?

Este Código se propõe a regular as relações entre os cidadãos brasileiros, e trata de assuntos como: Contratos, Direito de Família (Casamento, Separação, Divórcio, Guarda dos Filhos, Regime de bens,...), da Posse e Propriedade de bens, da Sucessão (Herança, Testamento,...). Mas a Lei que traz esse Código é de 1916, e portanto, a linguagem adotada é bem…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.