Agências Reguladoras

Publicado em 01/10/2006

O poder de apreciação da legalidade de qualquer ato da Administração Pública pelo judiciário é determinação constitucional, inclusive aqueles emanados pelas agências reguladoras federais, como observamos na leitura do artigo 5°, inciso XXXV da Constituição Federal: "a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito."

Ao judiciário cabe a verificação da consonância do ato administrativo com a respectiva disposição legal que o embasa, ou seja, é de sua competência a análise de critérios objetivos do ato. O Judiciário, em respeito ao Principio Constitucional da Tripartição dos Poderes (art.2° da CF/88), não pode inferir na análise de critérios subjetivos do ato emanado por entes do Poder Executivo. Ou seja, é vedada a revisão do mérito motivador do ato administrativo pelo judiciário, excetuando a ocorrência de comprovação de que o respectivo critério do ato está disforme aos critérios de moralidade, razoabilidade e proporcionalidade.

A regra apresentada trata-se daquela já pacificada em nossa doutrina e tribunais, contudo, estamos diante de uma nova figura de nosso ordenamento jurídico – agências reguladoras – desta forma, faz-se necessário uma revisão acerca dos conceitos já estabilizados.

Temos como incontroverso o entendimento de que a atuação das agências reguladoras deve limitar-se à especificidade técnica para qual foi criada, sob pena de agredir o Princípio da Legalidade e,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.