Adoção por Homossexual

Publicado em 10/08/2003

ADOÇÃO POR HOMOSSEXUAIS


PERMISSÃO OU PROIBIÇÃO?

Tal indagação traz em seu âmago não somente uma carga jurídico-legal, mas também um conteúdo valorativo imenso que vai de encontro aos costumes enraizados e conservados em nossa cultura. Antes de adentrarmos no mérito deste questionamento, mister se faz lembrar que o Direito caminha paralelamente com a sociedade: o fato gerador da norma nada mais é do que um fato social de onde se deduz que, para se mudar um ordenamento jurídico em determinados aspectos, tem de haver, a priori, uma mudança nos valores sociais, efeito que não acontece da noite para o dia, sobretudo no que se volve ao ângulo da aceitação da pessoa homossexual, tendo em vista o nosso meio sociocultural paternalista e preponderantemente machista.

Feitas tais considerações, pode-se tentar examinar o problema posto. A nossa Constituição em seu art. 226, §§ 3º e 4º conceitua família, núcleo basilar de qualquer sociedade, como sendo formada pela união estável ou casamento entre homem e mulher além dos seus descendentes, bem assim por qualquer dos pais e seus descendentes. O nosso vetusto Código Civil preconiza em seu art. 370 que ninguém pode ser adotado por duas pessoas, salvo se forem marido e mulher. Gostaríamos, neste ponto, de fazer um breve comentário: nota-se que a expressão marido e mulher, refere-se a um casal unido legalmente, e não à união estável. Tal posicionamento é, hoje, em face da CF/88, inaceitável.

Tanto casais unidos civilmente como os que se reuniram em regime de união estável podem adotar. Todavia a nossa…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.