Adoção

Publicado em 17/09/2006

ADOÇÃO


"O intuito da adoção tem sua origem mais remota no dever de perpetuar o culto doméstico" (MONTEIRO, 2004).

A adoção é um assunto tão debatido hoje que muitas pessoas não têm noção que ela nasceu no antigo Direito Romano, se dividindo em duas partes.

O arrogativo, em que se adotavam membros da própria família (descendente de filhos, netos e assim por diante). Era visado pelo Poder Público.

E o datio in adoptionem, em que o adotante (quem adota) nomeava um indivíduo que não fosse de sua família, e este era tratado como membro da tal e herdando seu nome.

No antigo instituto adotivo, bastava que os pais fossem ao magistrado com o adotado, e pronto, já havia uma adoção. Esse processo durou eras, mas ele saia um pouco de algumas bases religiosas (onde estaria a frase divina de crescer e multiplicar?), e na Idade Média, esse método de adoção entrou em decadência. Então o Código Civil francês (Traité Élémentaire de Droit Civil) criou novas normas para uma adoção mais controlada, lembrando que ela foi defendida por Napoleão.

A evolução não foi muito acelerada, mas foi bombástica. Com a nova lei, e algumas atualizações que vinham com os anos, a faixa etária do adotante foi diminuindo respectivamente, de uma pessoa com 50 anos de idade e sem filhos para um casal acima de 30 anos, e hoje, o indivíduo deve ser maior de 18 anos e ter um diferença de idade de 16 anos do adotado, no caso de um casal, basta apenas de um deles serem maior ter a faixa etária exigida, sem falar que tanto indivíduo quanto o casal devem…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.