ação cautelar

Publicado em 02/07/2008

Surgidas as medidas em processo de ação, gera situação jurídica definida e estável para as partes, de modo que podem ser revogadas ou modificadas, não ex officio ou a requerimento simples e por mero despacho, mas com obediência ao procedimento cautelar comum. Cabe ao que sofreu a medida alegar e provar que as coisas e as circunstâncias mudaram. Esse processo é ainda contencioso. Será uma ação cautelar em sentido inverso.

Autonomia:
Sem embargo de caráter instrumental, pois o processo cautelar serve à realização prática de outro processo e de sua reconhecida acessoriedade, pois sempre depende da existência ou da propabilidade de um processo principal (art. 796), é inegável a autonomia técnica do processo cautelar.

A ação cautelar é de tal sorte, acolhida ou rejeitada por seus próprios fundamentos e não em razão do mérito da ação principal.

Nesse sentido é clarríssimo o art. 810 ao dispor que o indeferimento da medida cautelar não obsta a que parte intente a ação, nem influi no julgamento desta.

Classificação das medidas cautelares:
Há várias classificações das medidas cautelares na doutrina, conforme o ponto de vista de cada autor.

Segundo o autor Ramiro Podetti, podem-se encontrar três espécies de providências cautelares:

a) Medidas para assegurar bens, compreendendo as que visam a garantir uma futura execução forçada e as que…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.