Abolição

Publicado em 29/07/2003

Campanha Abolicionista

Por mais de três séculos, o negro escravizado impulsionou a economia e serviu de base à pirâmide social brasileira; durante esse período, reações individuais e coletivas - os levantes - representaram a outra face das relações entre senhores e escravos no Brasil. Humilhação ou revolta - a dominação teve limites preciosos durante praticamente todo o período colonial. Só no final do século XVIII, quando as idéias dos liberais europeus passaram a ser difundidas entre nós, é que se começou efetivamente a considerar a possibilidade da extinção do cativeiro.


Um liberalismo adaptado

Enraizado no liberalismo europeu, que pregava a igualdade de direitos entre os os homens, o movimento pela independência no Brasil deveria necessariamente incluir em seu programa a abolição da escravatura. Por que isso não aconteceu? As teorias liberais serviam como uma luva à realidade das classes em ascensão da Europa, onde, com o capitalismo industrial em plena expansão, já não mais interessava manter um sistema colonial baseado no trabalho escravo. Mais que uma postura humanitária, o que motivava a burguesia industrial da Europa eram suas aspirações de expansão do mercado consumidor.

No Brasil essa atitude liberal "emprestada" traduziu-se por uma oposição dos produtores nacionais, ricos proprietários de terras, ao monopólio colonial. As idéias de liberdade e igualdade foram travestidas para servir aos interesses das elites agrárias, a quem, evidentemente, muito interessava a manutenção do trabalho escravo.


Vozes…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.