A Transição Epistemológica e a Transição Societal

Publicado em 09/04/2004

Para Emile Durkheim, o capitalismo, apesar de sua generalidade, é um sistema produtor de desigualdades sociais, que são a fonte da violência.

O autor descreve o primeiro período capitalista demonstrando que o Estado constitucional do século XIX é herdeiro da tradição intelectual descrita anteriormente, que transformou a soberania do povo na soberania do Estado-nação e a vontade geral na regra da maioria entre as elites governantes. As relações referentes ao primeiro período fulcram-se na busca incessante da racionalização estatal a fim de "imunizar a racionalidade a contaminação de qualquer irracionalidade não capitalista".

Nesse diapasão, surge o positivismo como o grande fundamento da seara jurídica, enquadrando "a dominação jurídica racional [...] pelo sistema racional de leis, universais e abstracatas, emanadas do Estado, que presidem a uma administração burocratizada e profissional...". Com a intensificação do direito como racionalizador social, o Estado deixa de ser um regulador de segunda ordem e afirma-se como propagador de ideologias, ainda que subversivas, sob a máscara do cientificismo, do empirismo, e sob as alegações de serviriam ao bem comum. Destarte, surgiram doutrinas nazistas, fascistas, lenistas, que traziam consigo idéias arvoadas, que geravam acrasia social, escondendo-se sob a tutela do direito e seus ideais.

Não obstante ao surgimento do positivismo, não se poderia deixar passar in albis a contraposição das idéias positivas consubstanciada no socialismo e a incessante produção de idéias revolucionarias e utopias. Idéias que se firmaram como "actos de resistência contra a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.