A Transição Epistemológica e a Transição Societal

Publicado em 09/04/2004

O direito está em evidência no segundo capítulo – "Para uma concepção pós-moderna do direito", onde se demonstra uma tensão entre regulação e emancipação. Do pensar sobre o direito o autor indica um despensar para poder repensá-lo societal e utópico.

O autor afirma que o direito moderno tem o papel de garantir os interesses do capitalismo, refletindo este estado no efeito de submeter os interesses das classes menos privilegiadas às veleidades da elite. Sendo consectário da regulação, o direito sofreu uma estatização – entregando ao Estado a função de produzir normas e julgar os que a elas transgridem:

Ao direito moderno foi atribuída a tarefa de assegurar a ordem exigida pelo capitalismo, cujo desenvolvimento ocorrera num clima de caos social que era, em parte, obra sua. A cientificização do direito moderno envolveu também sua estatização.

Karl Marx confirma a posição do autor: "O poder estatal moderno é apenas uma comissão que administra os negócios comuns de toda a classe burguesa". Eva Maria Lakatos também defende a posição marxista.

Com o objetivo de explicar os porquês desta forma jurídica, deve-se entender o início do processo regulação-emancipação – na visão de Boaventura –, que se dá na recepção do direito romano na Europa do século XII. A adoção do ordenamento romano foi uma forma de regulação fruto dos desejos libertadores da sociedade feudal que, regida por diversos…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.