A Representação dos Trabalhos na Empresa: Realidade ou Utopia?

Publicado em 21/08/2014

Arnaldo Süssekind considera que o referido artigo 11 da Carta Magna refere-se ao representante do pessoal, e não ao delegado sindical, devendo ser eleito por todos os colegas da empresa e não somente pelos sindicalizados. Portanto considera que a norma Constitucional não admite qualquer restrição ao direito dos empregados da empresa de escolher diretamente seu representante. Desta forma podemos concluir que legislador ordinário está impedido de criar qualquer vínculo de subordinação entre o representante e a entidade sindical. O autor refere ainda refere ainda, que tal preceito não é de eficácia plena e imediata, pois depende de regulamentação da lei para sua aplicabilidade. (Süssekind, 2001)

Amauri Mascaro Nascimento ressalta que a representação dos trabalhadores prevista no âmbito constitucional é eletiva, vale dizer, que o representante é escolhido através do voto dos trabalhadores que compõem o quadro de pessoal de cada unidade produtiva, aos quais não foi conferida estabilidade. (NASCIMENTO, 2003)

Segundo Arion Sayão Romita, a norma constitucional sob estudo é auto-aplicável, não necessitando, pois, de regulamentação infraconstitucional, na medida em que nas empresas com mais de duzentos empregados, poderá ser eleito um representante dos trabalhadores, cuja atribuição será o entendimento direto com o empregador nas questões de interesse do grupo relativas ao direito individual, posto que as de cunho coletivo serão tratadas diretamente pelo sindicato da categoria respectiva. (ROMITA, 1998)

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.