A Reparação do Dano Moral Face ao Princípio da Dignidade da Pessoa Humana nas Relações de Consumo

Publicado em 05/08/2006

Em se tratando das restrições e da operacionalização deste, leciona Wilson António Steinmetz que:

[...] O princípio autoriza somente restrições ou limitações que sejam adequadas, necessárias, racionais ou razoáveis. Operacionaliza-se mediante um procedimento metódico racional, o qual pressupõe (a) a existência de uma estrutura meio-fim, (b) que o fim seja constitucional, c) que se identifiquem as circunstâncias relevantes do caso (na hipótese de colisão de direitos fundamentais e (d) que, por fim, apliquem-se, sucessivamente, os três princípios parciais constitutivos, quais sejam: princípios da adequação, da necessidade e da proporcionalidade em sentido estrito(ob. Cit., p. 458)

Decorrente da aplicação em caso concreto vem crescendo a importância do princípio da dignidade humana no Estado Democrático de Direito, se antes recorriam-se à princípios de índole liberal, como o princípio da autonomia da vontade, hoje se recorre a princípios como o da dignidade da pessoa humana na defesa dos direitos fundamentais.

Reconhecida como fundamento do Estado Democrático de direito, a dignidade humana demonstra a necessidade de favorecer a inclusão dos indivíduos com igualdade, concedendo-lhes o mínimo vital necessário para que estejam integrados à sociedade com justiça e solidariedade. A pessoa humana foi contemplada concretamente, elevada ao plano de princípio norteador no ordenamento jurídico…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.