A Reparação do Dano Moral Face ao Princípio da Dignidade da Pessoa Humana nas Relações de Consumo

Publicado em 05/08/2006

Com isso foi preciso um novo paradigma, baseado no respeito aos direitos do homem. Surgiu então a Declaração Universal dos direitos do homem, de1948, junto com a lei fundamental de Bonn em 1949, fazendo-se assim, emergir os esquecidos direitos da personalidade, sendo revitalizado o conceito de dignidade da pessoa humana.

Segundo a ideia de Simone Hegele Bolson, referindo-se aos direitos das personalidade:

Os direitos da personalidade são direitos inerentes à pessoa humana, tais eximo, o direito à vida, à liberdade, à intimidade, às manifestações do intelecto, entre outros. Caracterizam-se pela vitaliciedade, indisponibilidade, intransmissibilidade, irrenunciabilidade, imprescritibilidade e, na era contemporânea, são objetos de estudo não só do direito civil, como também de outros ramos do Direito. Por serem essenciais à condição de ser humano são prevalentes sobre os outros direitos subjetivos privados(ob. Cit. p. 245)

Deve-se considerar a personalidade humana como um valor jurídico antes de tudo, não podendo ser reduzida, de modo a se proteger eficaz e efetivamenteàs múltiplas e renovadas situações em que a pessoa vir a se encontrar.

Hoje, o valor fundamental do ordenamento jurídico é a pessoa humana e sua dignidade e enclausurar os direitos da personalidade em um rol fechado não é a melhor opção legislativa, pois há interesses surgindo de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.