A Reparação do Dano Moral Face ao Princípio da Dignidade da Pessoa Humana nas Relações de Consumo

Publicado em 05/08/2006

O dano moral sofrido pelo consumidor pode decorrer da exposição a ridículo ou a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça, na cobrança de débitos. Prescreve, com efeito, o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor que:

Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.

A cobrança de uma dívida é atividade legítima do credor. O que o dispositivo tem em mira são os excessos cometidos pelo credor ao efetuar a cobrança. Se há abuso de sua parte, a lei protege o consumidor contra a ridicularização ou constrangimento que lhe possam ser impostos. A utilização de vexatórios na cobrança de dívidas do consumidor caracteriza figura penal prevista no artigo 71 do Código de Defesa do Consumidor, que pune com a pena de detenção de três meses a um ano e multa o fato de o agente:

[...] utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação. Constrangimento físico ou moral, afirmações falsas, incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com o seu trabalho, descanso ou lazer.

Expor a ridículo significa colocar o consumidor perante terceiros em situações…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.