A Reestruturação Produtiva e seus Efeitos na Organização dos Trabalhadores do Porto do Rio de Janeiro

Publicado em 22/04/2003

"... O sindicato se tornou, na minha concepção, um cabide de emprego. Então, o que acontece, não adianta nada eu descontar da minha folha 10% para uma entidade, se eu não tenho retorno, eu não tenho!".

Outros trabalhadores, mais incisivos afirmam:

"Sindicato não serve para nada" .

Através dessas falas, que apontam significativo desespero e indignação por parte da classe trabalhadora, notamos certas características negativas semelhantes às antigas estruturas sindicais (obrigatoriedade do imposto sindical, tendências exacerbadamente burocráticas, corporativistas e a carreirismo dos dirigentes). No entanto, a primeira prestava, ainda que por uso ideológico, certa assistência à base, o que hoje não se pode descartar, tendo em vista a política neoliberal instalada no país. Esta retirou os direitos duramente conquistados pelos trabalhadores, o que os tem levado a sucumbirem, entregues à própria sorte (ou azar de terem apenas sua força de trabalho nesta sociedade capitalista).

Em contrapartida, é unânime entre os trabalhadores, a aceitação do Órgão Gestor de Mão-de-Obra. Segundo eles,

"Hoje em dia é o OGMO quem organiza tudo, o sindicato não faz nada !"

Este fato nos leva a uma óbvia constatação de estratégia empresarial planejada inicialmente pelo governo e tomada a cabo pelos próprios representantes portuários, no momento em que ameaçam o esvaziamento dos sindicatos, ao mesmo tempo providenciando as mudanças necessárias que encobrisse as seqüelas evidenciadas em cada categoria, fruto de acomodações e conivências dos sindicatos,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.