A Reestruturação Produtiva e seus Efeitos na Organização dos Trabalhadores do Porto do Rio de Janeiro

Publicado em 22/04/2003

b) Crescimento da conteinerização das cargas considerada como tendência internacional inversível exigindo grandes retroáreas para armazenagem, disponível apenas nos bairros do Caju e São Cristóvão, uma vez limitado a aproximadamente 63m de largura de cais;

c) Deficiência para receber grandes navios porta-conteineres, cuja predominância é igualmente apontada como uma tendência internacional.

Alguns trabalhadores, que em entrevista também foram levados a analisarem a questão, apontam ainda outro fator:

"... os governos Federal e Estadual tinham que fazer a taxa abaixar. Trazer mais trabalho aqui para nós do porto (do RJ). O navio não pára aqui porque a taxa é muito cara. Então o navio vai embora para São Paulo. Fica amontoado de navio lá e aqui sem nenhum. Aqui tem pouco trabalho. Muita gente e pouco trabalho, aqui no porto".

No que se refere à modernização do Porto do Rio de Janeiro, a Lei 8.630/93 trouxe uma série de mudanças para o setor portuário a nível organizacional. O Estado deixou de lado o seu papel de interventor, passando a ser esta atribuição, cabível à iniciativa privada, adotando uma política neoliberal. A matrícula que habilita o trabalhador a exercer a atividade portuária, que ficava anteriormente a cargo do Ministério do Trabalho, através da Delegacia do Trabalho Marítimo - DTM, e das Capitanias da Marinha, passaram a ser obtidas junto…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.