A Pena Alternativa em Face da Profilaxia Ressocializadora do Sistema Carcerário Brasileiro

Publicado em 18/07/2003

Seguindo o estratagema afeto às discussões doutrinárias a respeito da matéria sub examine, imprescindível tecer alguns comentários sobre a pena de morte.

O direito de punir ofertado ao Estado tem uma base concreta e delineada: a segurança da sociedade e, todo o exercício do poder que deste fundamento se afaste constitui abuso e não justiça, já que se trata de um poder de fato e não de direito, passível, pois, de usurpação.

No caso da pena capital pende em seu desfavor a sua desproporcionalidade, senso comungado por todo o seio social, pois que não há crime que se cometa capaz de conceder ao Estado do direito de vida sobre um concidadão.

O direito de punir não pode ser a mola propulsora capaz de transformar o Estado em cometedor de ação cuja ética e a moral reprovam e repudiam os cidadãos. Ademais, apesar da natureza representativa da Casa Congressual, o Estado não pode impor indiscriminada e genericamente a todos os cidadãos o ônus de conviverem com o carma de serem o carrasco que executa a morte de um homem. A democracia de representação tem limites sociais.

De efeito, no Brasil, o sentimento da maioria é, inegavelmente, de repúdio ostensivo à pena de morte. Em eleição presidencial passada, já sob a égide da Constituição vigente, portanto não muito remota, o maior expoente da política nacional, em questão de pena capital como plataforma eletiva, foi o ex-jornalista e Deputado Federal Amaral Neto que, entretanto, não logrou êxito no sufrágio, derrota que amargou para os defensores desta modalidade de pena o prêmio de assunto proibido, confirmado pelo novo Texto Constitucional…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.