A Nova Lei de Falência – A Questão dos Créditos Trabalhistas: Progresso ou Retrocesso

Publicado em 05/08/2006

a. os assim previstos em lei ou contrato;

b. os créditos dos sócios e dos administradores sem vínculo empregatício.

Como se pôde perceber, agora com a nova Lei de Falências, os créditos trabalhistas continuam sendo considerados de natureza privilegiada, concedida a eles por expressa disposição legal. Porém, o privilégio de tais créditos agora é limitado a 150 salários mínimos, sendo que o excedente deverá ser buscado junto com os créditos quirografários, podendo se concluir que dificilmente serão satisfeitos.

Conforme citado anteriormente (item l desse mesmo capítulo), a antiga Lei de falências previa o privilégio dos créditos trabalhistas sobre quaisquer outros, até mesmo os de natureza tributária e os de cunho fiscal em sentido mais amplo, não estabelecendo nenhum limite, ou seja, atendendo-o em sua totalidade.

É, portanto, um retrocesso social a nova Lei de Falências e Recuperação de Empresas no que tange à classificação dos créditos trabalhistas, visto que os empregados necessitam dos mesmos para suas próprias subsistências, pois possuem natureza alimentar.

Os trabalhadores não podem arcar com os riscos do negócio, pois estes devem ser suportados pelo empregador, até porque os empregados não participam da saudável repartição dos lucros.

O que levou o legislador a impor tal limite foi a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.