A Nova Lei de Falência – A Questão dos Créditos Trabalhistas: Progresso ou Retrocesso

Publicado em 05/08/2006

5. NATUREZA JURÍDICA

Sempre houve muitas divergências entre os doutrinadores no que tange a natureza jurídica da falência. Por ser o instituto considerado direito concursal onde abrange regras de diversos ramos do direito, alguns autores entendem ser ele de natureza substancial, ou seja, composto por regras de direito material, outros destacam sua natureza formal, ou seja, composto por regras de direito processual.

Há ainda os que pretendem vislumbrá-lo como um direito autônomo, com características próprias, independente do direito material e do direito processual.

Rubens Requião assinala o instituto como sendo de natureza processual ao lado da substancial. Em seus dizeres:

Sendo o procedimento falimentar, no consenso dos juristas, por definição uma execução concursal, não resta dúvida de que nos deparamos no arcabouço de seu sistema com regras evidentemente processualísticas; mas não podemos, porém, deixar de reconhecer que, de permeio com o procedimento, existem inúmeras e fundamentais regras de direito substantivo, que disciplinam, por exemplo, os efeitos jurídicos da abertura da falência, os direitos e deveres do falido e dos credores, as atribuições do síndico, a classificação dos privilégios e outras tantas normas de direito substancial. Sem essas regras, de nada valeria o arcabouço processual do instituto da falência. (1998, p. 28).

O instituto falimentar originou-se no final da Idade Média e sua natureza jurídica evoluiu-se…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.