A Nova Lei de Falência – A Questão dos Créditos Trabalhistas: Progresso ou Retrocesso

Publicado em 05/08/2006

Em 1830 promulgou-se o Código Penal Brasileiro, que havia sido prometido pela Constituição do Império datada de 1824. O referido código prescreveu penas para os crimes falimentares, em conformidade com as leis do comércio.

Finalmente, em 1850, promulgou-se o tão esperado Código Comercial, que em sua Terceira parte tratou da falência, denominando o Capítulo "Das Quebras". Iniciou-se aqui, com a referida Promulgação do Código Comercial, a primeira fase histórica do instituto falimentar brasileiro, estendendo-se até o regime republicano. Nessa primeira fase a falência era caracterizada pela cessação dos pagamentos, e ao mesmo tempo, criticada por ser o processo falimentar lento, complicado, dispendioso, o que causava prejuízos aos credores e devedor, dando maior importância à apuração da responsabilidade comercial, e só a posteriori é que se iniciava a liquidação da massa.

Nesta época não era prevista a concordata11 preventiva que só passou ter previsão legal com a reforma do Código Comercial. Restringia-se apenas a concordata suspensiva, que dependia da aprovação pela maioria dos credores em número desde que representassem pelo menos dois terços dos créditos sujeitos aos efeitos da concordata. Tal exigência dificultava em demasia o devedor em obter a concordata, como foi o caso do Visconde de Mauá, conforme destaca Rubens Requião, em suas palavras:

Esse…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.