MONOGRAFIA: A necessidade do exame criminológico para a progressão de pena

Publicado em 30/04/2019

11. DA INCONSTITUCIONALIDADE DA LEI 10.792/03. 


No tocante as alterações promovidas nos artigos 6º e 112 da Lei de Execuções Penais, existem rumores acerca de sua inconstitucionalidade, por não permitir que se faça valer na sua plenitude o princípio da individualização da pena, impedindo, com isso, “a harmônica integração social do condenado....”, conforme artigo 1º, da Lei de Execução Penal, havendo afronta ao artigo 5º, inciso XLVI, da Constituição Federal.

Outra perspectiva acerca da inconstitucionalidade é no sentido a aplicação do princípio do contraditório (art. 5º, inciso LV, da Constituição Federal). Pois não existiria, conforme a lei em comento, a possibilidade de contraditar o atestado de bom comportamento expedido pelo diretor do presídio, representante do poder executivo.

Dessa forma, considerando que a pena é individualizada por uma norma cogente, devendo o juiz observar os fatores subjetivos e objetivos, desde a fixação da pena, até o término do seu cumprimento, segundo preceitua o artigo 59, do Código Penal, in verbis: “o Juiz, atendendo à culpabilidade, aos antecedentes, à conduta social, à personalidade do agente, aos motivos, às circunstâncias e conseqüências do crime, bem como ao comportamento da vítima, estabelecerá, conforme seja necessário e suficiente para reprovação e prevenção do crime”.

Assim, a pena é individualizada quer pelo critério quantitativo, qualitativo, pelo regime inicial de cumprimento, mas igualmente pela concessão de benefícios durante a execução, sempre que satisfeitas as exigências da lei, em especial o mérito do reeducando.

Não se pode perder de vista também as finalidades da pena e da própria execução. Com feito, a finalidade da LEP é “efetivar as disposições da sentença ou decisão criminal, e proporcionar condições para harmônica integração social do condenado e internado”.…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.