A Necessidade de Interpretação para Aplicação das Normas Jurídicas

Publicado em 31/08/2005

A NECESSIDADE DE INTERPRETAÇÃO PARA A APLICAÇÃO DAS NOMAS JURÍDICAS


1. Introdução


O desconhecimento e a falta de compreensão acerca de uma dada realidade proporciona uma visão confusa e caótica sobre a posição do homem em face desse emaranhado de coisas. Somente com notáveis esforços de compreensão e análise de experiências, o homem encontra ordem no caos e consegue firmar-se diante das circunstâncias. Todavia esse processo não é simples, e exige empenho, observância e tempo para a construção dessa compreensão.

Partindo-se de um conceito não muito burilado, porém de grande alcance e aceitação pelos juristas, estabelece o direito como sendo um ordenamento que visa regular a conduta humana de forma externa, bilateral e coercitiva. Tem-se, pois, que o objetivo do direito, como ordenamento, é regular a vida e a conduta de todo e qualquer indivíduo, através de um complexo de normas jurídicas gerais e abstratas, pela sua própria natureza.

A norma é uma regra de conduta que exprime um "dever ser" adequado para conseguir-se ordem e segurança nas relações sociais. É dotada de coercibilidade e existe para eliminar as resistências e desajustamentos que viriam à impor obstáculos à vida em sociedade.

Dessa forma, é impossível se conceber uma sociedade sem essas normas, sem o direito. "Do fato de ser o direito coextensivo com a sociedade, resulta ser a ordem jurídica um todo complexo, um sistema perfeito, auto-suficiente, que atende todas as exigências da vida social. Não pode assim, haver lacunas, espaços em…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.