A Marquesa de Brinvilliers

Publicado em 19/11/2003

A MARQUESA DE BRINVILLIERS


"O que se diria se um historiador se empenhasse hoje em representar um Landru como a figura simbólica da moralidade de nossa época, ou se pretendesse ver na sociedade contemporânea nada mais do que um horrível amontoado de fumadores de ópio, de morfinômanos, de cocainômanos, de funcionários sem honra, de cortesãs e de aproveitadores de guerras?".

"Nem sempre é o crime que leva a descobrir o criminoso".


Fica impossível, hoje, falar da Marquesa de Brinvilliers sem homenagear seu historiador, sr. Funck-Brentano, autor da magistral obra "O Drama dos Venenos", tema sobre o qual já havia sido tratado por dois grandes nomes, que são Alexandre Dumas, o narrador e o historiador Michelet.

Michelet (que neste caso em paticular fez mais um romance do que Dumas) empenhava-se em mostrar que o glorioso reinado de Luís XIV nada mais fazia senão esconder a profunda corrupção dos costumes e o crescente desprezo por toda noção de dever, determinados pelo excesso da monarquia absoluta e a influência preponderante dos jesuítas.

O processo da Marquesa de Brinvilliers revela, na sociedade de Luís XIV, algumas das partes gangrenadas, cuja descoberta iria mergulhar seus contemporâneos em uma espécie de estupor e susto que chegou ao pânico.

O episodio da marquesa de Brinvilliers é "uma página curiosa dos anais do crime no século XVII". Neste caso peculiar ocorre que a verdade somente chegou ao conhecimento da justiça, no exato momento em que tudo indicava que os culpados escapariam definitivamente ao castigo que mereciam.

Toda a história começara em 30 de julho de 1672,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.