A Mão-de-Obra Infantil e a Omissão do Estado

Publicado em 05/10/2005

II - Desde que se certifique ser a ocupação do menor indispensável à própria subsistência ou à de seus pais, avós ou irmãos e não advir nenhum prejuízo `a sua formação moral" .

Conforme prescreve a renomada Maria Helena Diniz.

[...]Todo grupo institucionalizado (empresa, igreja, família, escola etc.) possui um direito social interno, elaborado e aplicado por ele, já que possui um poder normativo, elaborando normas reguladoras de suas atividades interna, e um poder disciplinar, pois assegura aplicação dessas normas, impondo sanções aos seus transgressores.

Concluímos que, se o Estado dita as normas para que esse menor tenha condições de ingressar ao trabalho, porque, não fiscaliza com o devido rigor que a lei estabelece, ao invés de apresentarem projetos demagogos, que não servem para diminuir os abusos praticados por esses empregadores, que continuam utilizando a mão-de-obra barata desses adolescentes.


3 - Da realidade dos fatos

Os dados da realidade fática e o conjunto de medidas e providência que vêm sendo tomadas, quer por iniciativa privada, quer por iniciativa estatal, demonstram que o Brasil precisa reverter imediatamente a direção tomada na utilização da mão de obra infantil, sobretudo por se tratar de um problema que remete ao dever da proteção dos Direitos Humanos.

Atualmente,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.