A Investigação de Paternidade como Instituto Jurídico: Avanços e Contradições

Publicado em 06/07/2006

Quando se tratar de prova testemunhal, devemos tomar todos os cuidados necessários para que não haja depoimento baseado em mentiras.

Nos casos fundados em rapto, concubinato ou relações sexuais, não bastará que façamos a prova de sua ocorrência num período qualquer; é preciso que se determine a coincidência entre o fato e a concepção do investigante. Por certo, em particular no rapto esta determinação é mais fácil, por se tratar de evento de natureza escandalosa.

Já se permite em certos casos chegar a conclusões apreciáveis. Diversos sistemas foram se desenvolvendo com base na idéia de transmissão de caracteres: cor dos olhos, impressão digital, persistência de caracteres teratológicos, incidências de elementos psicossomáticos, etc.

O estudo dos caracteres deve ser um estudo auxiliar, acessório na constituição de prova de paternidade, pois se estudamos cada caractere individualmente, tais como: arcada dentária, impressão digital, textura dos cabelos, dentre outros, naturalmente que acharemos em pelo menos outras dez pessoas com semelhanças que nem só o investigante possui.

Existem duas provas que são admitidas para a determinação científica de paternidade. São elas: a perícia morfológica e a perícia hematológica.

É a prova hematológica a que tem maior cunho na investigação de paternidade. Consiste na transmissão de caracteres sangüíneos em comum entre os pais e a criança, estudada com aplicações dos grupos, ABO, Tipo MN e do fator RH.…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.