A Investigação de Paternidade como Instituto Jurídico: Avanços e Contradições

Publicado em 06/07/2006

O filho pode demandar se provar que ao tempo de sua concepção sua mãe estava concubinada com o pretendido pai, pois para ser pressuposto de admissibilidade da ação, é preciso haver coincidência do concubinato com o período normal da concepção.

Outra hipótese de admissibilidade do artigo 363, II do Código Civil, é o rapto da mãe pelo suposto pai, ou relação sexual coincidente com a data da concepção, devendo o autor provar que houve rapto ou relação sexual entre sua mãe e o suposto pai por ocasião de sua concepção e que sua mãe não mantinha, nessa época, relações com outro homem (RT, 241:203, 314:172; RF, 105:305), sendo desnecessária a condenação criminal do raptor, mas é imprescindível a honestidade da mulher.

A terceira e última hipótese prevista no artigo 363, III do Código Civil, é a existência de escrito do pai para comprovar a paternidade.

O referido artigo não pretendeu fazer referência aos atos autênticos de reconhecimento, como a escritura pública, o testamento, ou o registro de nascimento. Tais atos públicos dispensam a ação investigatória de paternidade, que leva ao reconhecimento judicial, pois com eles se verifica o reconhecimento espontâneo. Alude a qualquer outro escrito emanado do pai, que encerre de maneira…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.