A indispensabilidade do advogado versus o “ius postulandi”

Publicado em 05/06/2017

A indispensabilidade do advogado ( Art. 133 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e o art. 103 do Código de Processo Penal) versus o “ius postulandi” por leigos como meio de acesso à justiça nos Juizados Especiais Cíveis.

Com a promulgação da Lei 9.099/95, os cidadãos foram contemplados com o importante instrumento de acesso à justiça, ao permitir que todos possam buscar a solução para os seus conflitos através dos Juizados Especiais.

Está disposto pelo caput do artigo 9º da Lei 9.099/95 que permite ao jurisdicionado optar pela presença ou não do Advogado, no âmbito dos Juizados Especiais Cíveis, para alternar ação que não ultrapasse o valor de 20 (vinte) salários-mínimos. Nas causas acima deste valor estipulado a presença faz-se obrigatória. A valoração do direito a representação se mostra um descaso para aquele que pretende buscar solução de conflitos de forma que não prejudique sua própria economia mensal.

Pela criação dos Juizados Especiais o direito a Justiça se tornou a forma mais acessível às partes litigantes. Porém, durante a criação desse dispositivo, não se observou a regra de se ter o advogado responsável pelos atos dentro do processo legal. Pois,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.