A Inconstitucionalidade da Prisão Civil do Devedor Fiduciante nos Contratos de Alienação Fiduciária em Garantia

Publicado em 19/05/2006

4.1 A APLICABILIDADE DAS REGRAS DA HERMENÊUTICA

O passo inicial para que se entenda a questão em apreço, pertine à identificação do exalto alcance da norma que se interpreta. Pode-se asseverar que a equiparação feita pela lei civil entre o devedor-fiduciante e o depositário traz um grande prejuízo para o devedor. Isto é assim porque a norma que regulamenta o depósito no direito pátrio (Código Civil, art. 652), quando trata da prisão civil do depositário infiel, restringe o direito desse, na medida em que, de não ser legal estender uma restrição de direitos por equiparação. Tudo isto é uma clara aplicação das regras de hermenêutica, as quais, como preleciona Carlos Maximiliano "tem por objetivo o estudo e a sistematização dos processos aplicáveis para determinar o sentido e o alcance das expressões do direito" (MAXIMILIANO, 1997: 01)

A hermenêutica desempenha importante função na interpretação dos diplomas legais, auxiliando o intérprete no suprimento das lacunas das normas legais. Além disso, a ciência da hermenêutica igualmente ajuda o intérprete na integração das leis quando necessário.

A Carta da República de 1988, no capítulo referente aos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, precisamente, no seu art. 5°, inc. LXVII, proíbe expressamente a prisão civil por dívida, admitindo, entretanto, duas únicas exceções que devem ser interpretadas restritivamente. A primeira delas é a do depositário infiel, termo este, cujo siguinificado não pode ser diverso do que está estatuído no art. 652 do…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.