A (In) Constitucionalidade da Investigação Criminal Realizada pelo Ministério Público

Publicado em 05/08/2006

Outrossim, destacam que a exclusividade se refere ao trabalho de polícia judiciária - artigo 144, § 1.°, inciso IV, da Carta Magna (exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União) - e não à função de investigação criminal. A palavra "exclusividade" deve ter sentido de preferência no exercício do trabalho de polícia judiciária: jamais de impedir a atuação de outros órgãos públicos, policiais ou extrapoliciais.

Assim, outra interpretação impediria qualquer auxílio, colaboração e investigação criminal por outro órgão público - Judiciário, Ministério Público, Senado, Câmara e autoridades administrativas -, promovendo a ditadura da polícia e o inadequado monopólio policial na apuração de crimes, conforme denota Valter Foleto Santin (2001, p. 65).

Importante salientar, por fim, três outros autores como, Edison Miguel da Silva Júnior, Paulo Gustavo Guedes Fontes, e Marcellus Polastri Lima, respectivamente Procuradores de Justiça do Estado de Goiás, da República em Sergipe, e de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Destaca o primeiro que a falta de independência funcional do Delegado de Polícia:

"[...] prejudica a persecução penal quando o investigado não é um cidadão comum - quando o investigado tem poderes, ou pode influenciar, na hierarquia policial. Assim, nesses casos, enquanto não se assegurar ao…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.