A (In) Constitucionalidade da Investigação Criminal Realizada pelo Ministério Público

Publicado em 05/08/2006

Aliás, é sabido que alguns representantes do Ministério Público têm se deslocado a distritos policiais, não para fiscalizar as desumanas condições em que se encontram os prisioneiros, como deviam, mas para examinar os livros próprios de Polícia Judiciária, verificar os registros de ocorrências, bem ainda para levantar índices sobre efetiva apreensão de armas e drogas, transformando-se, verdadeiramente, em superior hierárquico da Autoridade Policial.

Como quer que seja, para os que entendem indispensável à participação do Promotor de Justiça nessa fase extrajudicial, necessário concluir, então, que não menos necessária é, ao menos como "contrapeso da balança", a presença do Advogado, preservada, é claro, a presidência do procedimento nas mãos da Autoridade Policial.

Ademais, atribuir os poderes investigatórios ao Ministério Público conduziria ao esvaziamento das funções da Polícia Judiciária e também ao seu desprestígio, com certas consequências sociais na medida em que, diuturnamente, é para as Delegacias de Polícia que se dirige à população diante de uma ocorrência de natureza criminal. Poderá ela fazer o mesmo junto ao Ministério Público?

Mesmo que se superasse a questão constitucional, admitindo que o órgão ministerial promovesse as investigações penais, teria ele condições técnicas de realizá-las? Suportaria toda a carga de Inquéritos que são rotineiramente instaurados…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.