A Importância da Servidão no Ordenamento Jurídico

Publicado em 17/10/2005

A segunda regra consagra o dever do ônus a ser suportado pelo proprietário do prédio serviente. Consiste a regra em somente suportar (pati) ações do titular do prédio dominante naquele, ou em não praticar (non facere) determinados atos dominais no seu imóvel, não podendo jamais consistir numa obrigação de fazer.

No entanto, esta regra é contestada por alguns autores, pois afirmam que existem neste caso, direitos reais in faciendo, e por aqueles que entendem, não existir o direito real como categoria jurídica, reduzindo, por isso mesmo, todas as servidões a direitos obrigacionais.

Esta regra realça-se nos casos da chamada servidão de apoio (servitus oneris ferendi), que consiste no direito de apoiar o edifício sobre a parede, pilastra ou muro do imóvel vizinho. No Direito Romano a obrigação de manter em bom estado e reconstruir, quando preciso, o muro, parede ou pilastra competia ao proprietário do prédio serviente, não lhe sendo lícito reconstruí-los pior do que era inicialmente.

A maneira utilizada no Direito Romano foi adotada pelo nosso legislador pátrio que admitiu, no último caso, que o proprietário do prédio serviente se exonere da obrigação (acessória) assumida, abandonando em favor do titular do imóvel dominante a propriedade da obra de apoio, com a faixa de terreno sobre a qual está edificada (CC, art. 1382).

A terceira regra estabelece que a servidão deve ser útil ao prédio dominante.

Realmente, a utilidade é a alma a servidão, por isso que representa uma qualitas fundi para o imóvel dominante, um incremento bonitas,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.