A História e Cultura Africanas nas Escolas, Lei 10.639/03

Publicado em 16/07/2016

Além de preceder a escravidão no Novo Mundo, a escravidão negra européia produziu uma série de regulamentos que passaram a ser usados na América e na África Atlântica.

No quinto capítulo, os autores vão tratar da história de povos que se estabeleceram nas margens dos rios Senegal e Gâmbia, serere e jalofo, vindos do vale do rio Senegal, fugindo da desertificação da savana e do Islã. A organização social destes povos era dividida em famílias reais, linhagens aristocráticas e nobreza, homens livres, castas profissionais e por último escravos. Os reis jalofos eram fornecedores de escravos ao Magrebe recebendo como pagamento cavalos e outras mercadorias, mas a partir de 1450 passaram a negociar com os portugueses que traziam os cavalos nas caravelas. O comércio entre os povos do Velho Continente e os povos da Senegâmbia era intermediado pelos lançados, europeus que se imiscuíam nessas sociedades africanas aprendendo seus usos e costumes. Nos séculos XVI e XVII, quando o Reino Gabu estava no seu auge, holandeses, ingleses e franceses instalaram diversas feitorias nessa região. Ao sul da Mauritânia a sociedade berbere teve seu comércio drenado pelos franceses. Esses se aproveitaram de uma situação de rivalidade entre guerreiros berberes e árabes para apoiar a facção entre o tráfico internacional de escravos. Mas já no fim do século XVIII a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.