A Exploração do Trabalho Infantil

Publicado em 13/03/2008

È considerável o número de menores, a contar de cinco anos que se ocupam em serviços fabris percebendo salários que começam por duzentos réis diários: mas, mais do que isso, têm esses menores a vantagem de adquirir hábitos de trabalho, aprendendo um oficio que lhes garante um futuro, ao passo que não aumentam a falange dos menores vagabundos que infestam a cidade. (M. H. e P. S. Pinheiro, 1981, vol. II, p. 31).

A estratégia disciplinar de confinamento das crianças no interior das unidades produtivas, retirando-as das ruas ameaçadoras ou do abandono dos asilos e dando-lhes ma ocupação profissional justificava-se como meio de formar o novo trabalhador, modelando seu caráter desde cedo. Num campo oposto o discurso operário denunciava a exploração do trabalho infantil, economicamente mais barato e politicamente mais submisso, desmistificando as vantagens do tipo de adestramento que a atividade fabril poderia propiciar à infância: exaurir suas forças, enfraquece-las, embutir sua inteligência, atrofiar seus músculos, impedir seu crescimento físico e espiritual. (RAGO, Luzia Margareth. 1987 p. 140).

Essa prática de relação de trabalho precoce tem suas origens na Grécia Antiga. Esses argumentos de que “o trabalho é redentor” e “quanto mais cedo aprender a trabalhar melhor”, se desfazem quando o capitalista não leva em consideração a integridade física, educacional e humana do operário infantil, impondo-lhes cargas…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.