A Exploração do Trabalho Infantil

Publicado em 13/03/2008

O trabalho fabril, além de dobrar a jornada de trabalho, para aumentar a produtividade, trouxe também a divisão do trabalho, dando origem às linhas de montagem. Com isso, o empregado perdia a noção de conjunto do processo produtivo, fazendo o alienado em relação ao processo global.

Para COTRIM (1999), praticamente todos os que detinham os meios de produção queriam liberdade econômica, por isso, os empregados trabalhavam até 15 horas por dia, recebendo metade do que deveriam. Atualmente nos países desenvolvidos, o operário vive cerca de 72 (setenta e dois) anos e trabalha 69 mil horas ao longo da vida. A média de vida de um trabalhador era de 55 (cinqüenta e cinco) anos e trabalhava 125 mil horas ao longo de toda vida. (COTRIM, 1999, p. 236).

O trabalhador europeu reagiu a esse exaustivo processo de exploração, forçando as autoridades legislativas a criar leis para regulamentar o trabalho, através de lutas e da criação de organizações em defesas de seus interesses. (BORRALHO, 2001, p. 19).

Em 1802, através da Moral and Helalth Act, (...) também conhecida como Lei de Peel (2), a Inglaterra regulou o trabalho do menor, proibindo jornada diária superior a 12 horas, bem como trabalho noturno.

Em 1814, a França proibiu o trabalho de menores de 8 anos (3).

Em 1819, o governo inglês torna ilegal o trabalho de menores de 09 (nove)…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.