A Exploração do Trabalho Infantil

Publicado em 13/03/2008

Antes disso, o que se pode constatar foram retratos da ausência de proteção à criança em suas mais variadas formas e uma intensiva produção legislativa voltada à disciplina, ao controle e à repressão do universo à criança, segundo o qual o trabalho emerge como instrumento hábil para produção de corpos úteis e produtivos adequados aos interesses políticos e econômicos. (CUSTÒDIO, 2006, p. 31)

O primeiro decreto de proteção à criança contra a exploração no trabalho no Brasil, consta de 17 de janeiro de 1891, conforme o próprio texto, “atendendo à conveniência e necessidade de regularizar o trabalho e as condições dos menores empregados em avultado número de fábricas existentes na Capital Federal, a fim de impedir que, com prejuízo próprio e da prosperidade futura, sejam sacrificadas milhares de crianças” (BRASIL. Decreto n. 1.313, de 17 de janeiro de 1891. Coleção Leis do Brasil, Poder Executivo, Rio de Janeiro, v. 3, p. 326, c. 1, 31 dez. 1891).

Porém, em virtude a “absoluta incapacidade do Estado de promover uma fiscalização efetiva” e por contrariar “os interesses econômicos da elite industrial que se estabelecia”, esse primeiro Decreto de proteção à…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.