A Evolução dos Direitos Constitucionais na Constituição Federal

Publicado em 05/08/2006

A esse respeito, escreve Celso Ribeiro Bastos:

[...] O que ela tem de particular é a sua universalidade e o seu cunho teórico ou racional. Enquanto as Declarações anglo-saxônica apresentavam-se eminentemente vinculadas às circunstâncias históricas que as precederam e, por essa razão, se afiguravam como limitadas as próprio âmbito sobre o qual vigiam, a Declaração Francesa se considera válida para toda a humanidade, O racionalismo próprio do pensamento francês iria emprestar uma base teórica de que as proclamações de direitos inglesas careceriam. (BASTOS, 1997, p. 167)

Ademais, ela foi o modelo de todas as demais declarações de direitos consignadas nas Constituições do mundo ocidental por um século e meio, impregnando todo o pensamento constitucional com alguns de seus postulados básicos, conforme se depreende da leitura dos artigos 1.°, 2.°, 5.°, 6.°, 7.°, 8.°, 9.°, 10.°, 11, 15, 16 e 17, sem esquecer da importância dos demais preceitos, que direta ou indiretamente, moldaram as Cartas Magnas de todos os Estados contemporâneos.

3.5 A CONSTITUIÇÃO DE WEIMAR

Passada a fase inicial de consolidação dos direitos declarados nos séculos XVIII e XIX, viu-se a necessidade de efetivar a igualdade entre os homens, vez que o simples reconhecimento formal não era suficiente para garantir, materialmente, aludido direito.

Assim, ao final da Primeira Guerra Mundial foram reconhecidos os direitos fundamentais de segunda geração, como…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.