A Evolução dos Direitos Constitucionais na Constituição Federal

Publicado em 05/08/2006

Todavia é precisamente a Polícia que está na ponta desse turbilhão, é essa instituição que trava contato diário com os cidadãos, surgindo de sua atuação gravíssimas violações aos direitos mais elementares dos brasileiros. Qual seria, pois, a razão para tamanha violência?

Com o início da redemocratização e, principalmente, com a Constituição de 1988, deveriam ter sido reformuladas as estruturas da Polícia Brasileira, como único meio de, quem sabe, alterar-lhe concepções tão enraizadas de violência contra o cidadão, sempre suspeito e previamente culpado. Todavia, se a Constituição estabeleceu o Poder Legislativo em 32 artigos, o Executivo em 16 artigos e o Judiciário em 35 artigos, à instituição policial, não menos importante no estabelecimento da ordem, posto que atua diretamente no combate à criminalidade, ela dedicou apenas 1 artigo e, ainda assim, determinando apenas suas competências e não os limites de seu poder, de sua atuação, que ficam englobados nos limites genéricos estabelecidos para a Administração Pública.

Resumindo todo o processo histórico por que passou a instituição policial, e o descaso do Constituinte à sua reformulação, alerta o antropólogo e cientista político Luiz Eduardo Soares:

Por mais paradoxal que seja, uma instituição foi esquecida nas trevas do passado autoritário: a polícia. Conservadores, liberais e progressistas debateram o destino de cada…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.