A Evolução da Guerra

Publicado em 26/06/2006

A EVOLUÇÃO DA GUERRA


Desde os tempos mais remotos podemos verificar a ocorrência de guerras, próprias da convivência do homem em sociedade, ou melhor, da dificuldade de convivência. O Código de Manu já demonstrava a existência das guerras, pois, trazia normas relativas à mesma ao ditar sobre o tratamento a ser dispensado aos prisioneiros de guerra; a Bíblia, em suas narrativas do Velho Testamento, quando relata as lutas do povo Hebreu, também corrobora com tal afirmativa, inclusive, demonstrando conforme versa Georges Minois, a justificação irracional da guerra, por fundamentar-se exclusivamente no sagrado, logo, uma vontade divina que era realizada inconscientemente pela coletividade. Também na narrativa bíblica pode-se notar a existência de normas para as ações de guerra, normas estas dadas pelo próprio Deus do povo chamado "povo de Israel", como a dada no livro de Deuteronômio, na qual as cidades fora do território de Canaã que não aceitassem a paz deveriam ser destruídas e os homens mortos, guardando-se as mulheres, as crianças e o gado.

Concernente ao aspecto jurídico normativo, Gerald Adler sustenta que o primeiro código relativo ao direito de guerra foi o dos sarracenos, baseado no alcorão e nas decisões de Maomé e seus seguidores, no qual eram proibidos o uso de projéteis incendiários e o envenenamento das águas, entre outras restrições positivadas.

Nota-se, portanto, que a guerra era considerada, e o foi até a primeira metade do século XX, como lícita, regulada pelo Jus in bello, o direito aplicável na guerra, esta, advinda do Jus ad bellum, o direito à guerra, ou seja, o direito de fazer…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.