A Eficácia da Lei Complementar 135 Nos Casos de Renúncia e de Condenação Pretéritos a Sua Vigência

Publicado em 21/08/2014

No direito eleitoral deve prevalecer o princípio da precaução. Esse princípio garante que se houver dúvida em relação à idoneidade do candidato, este deve ser impedido de disputar o pleito a fim de resguardar a moralidade e probidade administrativa. Aqui há a

 

 

proteção de direitos coletivos (princípio da precaução) contra direito individual (presunção de inocência).

Em relação aos casos de inelegibilidade por renúncia para fugir de apuração de infringência a dispositivo legal vejo que a norma não deve ser aplicada aos casos de renúncias feitas antes de sua vigência. Caso a norma seja aplicada aos casos pretéritos a sua vigência, haverá uma afronta ao princípio da segurança jurídica, pois nesta hipótese, a lei foi aprovada já sabendo a quem ela alcançaria. A renúncia, por ser um ato jurídico perfeito, deve ser condição de inelegibilidade apenas para os que vierem a renunciar após a lei, pois nesta hipótese o sujeito já sabe qual a consequência do seu ato. A lei não pode impedir a candidatura daquele que, à época da renúncia, não tinha conhecimento que seu ato fosse resultar em inelegibilidade, pois não era prevista, no ordenamento jurídico brasileiro, essa hipótese de inelegibilidade.

Portanto, a Lei da Ficha Limpa, veio melhorar a administração do patrimônio público ao inserir como causa de inelegibilidade a condenação por órgão colegiado e a renúncia para fugir de cassação por infringência a dispositivo legal. Porém este caso, não pode a lei ter efeitos…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.