A Culpabilidade

Publicado em 27/02/2006

Uma posição é a que justifica a punibilidade afirmando se suficiente para isso que a imputabilidade e o elemento subjetivo da culpabilidade e um qualquer das suas formas existam em um dos momentos do processo executivo, e que isso justamente ocorre na actio libera in causa, porque a ação de pôr-se em estado de inconsciência já constitui ato de execução do fato punível, ou alegando-se que basta que o dolo esteja presente no inicio do processo executivo, porque a causalidade, uma vez posta voluntariamente em movimento, opera ao longo de todo processo criminoso até à verificação do resultado. O indivíduo que se põe em situação de inconsciência para, nesse estado, cometer um crime, faz-se instrumento da própria deliberação criminosa.

Nos crimes de ação, na linha norma da causalidade, não será exato dizer que o fato de por-se o agente em estado de inimputabilidade seja um ato executivo do resultado punível. Não será mais do que o do sujeito que se mune de uma arma para ir ao encontro do seu adversário. É mero ato preparatório. É tanto assim que, se o iter criminis se interrompe nessa fase, não há nada a punir, nem se quer a titulo de tentativa. Mas a sua responsabilidade pode justificar-se aplicando-se à hipótese o princípio da causalidade…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.