A Assinatura Digital – No Plano da Validade do Ato Jurídico

Publicado em 22/04/2003

A ASSINATURA DIGITAL NO PLANO DA VALIDADE DO ATO JURÍDICO

2001


Síntese

Atualmente o mundo conhece uma nova realidade, qual seja, a realidade da era digital ou eletrônica.

O homem admite e reconhece com muita facilidade aquilo que é capitado por um dos seus cinco sentidos, destarte, naquilo que é tangível. Entretanto, os recursos tecnológicos faz o homem experimentar uma nova forma de existência – a existência virtual. É sobre este palco que se criou a figura da assinatura digital.

A assinatura digital é uma novidade ao ordenamento jurídico brasileiro. Neste momento, há um grande esforço do poder legislativo na aprovação de um projeto de lei que versa sobre este novo conceito.

O Direito sendo um fato social, supõe-se a pré-existência da sociedade. Conclui-se que não é a sociedade que depende do direito, mas ao contrário, o direito que deve se adaptar a sociedade.

Partindo deste pressuposto, optou-se por utilizar princípios já que são eles que dão o sustentáculo ao direito, reconhecidamente aceitos desde a fundação de Roma e que permanecem íntegros no direito moderno. Apreendeu-se alguns destes princípios, e a partir daí, o direito foi adaptado a esta invenção, obra da sociedade, a assinatura digital.

Que papel desempenha a assinatura digital no ato jurídico?

Na tentativa de responder a esta questão, ascendeu-se a relevante conclusão: demonstrou-se a possibilidade de inserir a assinatura digital no plano da validade do ato jurídico, para tanto, devendo preencher…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.