A Arbitragem é Inconstitucional

Publicado em 30/04/2004

Segundo Santos (1997), "o compromisso arbitral e a cláusula compromissória são igualmente designados como convenção ou pacto arbitral".

O compromisso arbitral determina o objeto do litígio existente, ou seja, diz respeito à arbitragem que foi estipulada pelas partes.

A cláusula compromissória, ou cláusula arbitral, designa a intenção das partes de resolver disputas futuras por meio da arbitragem.

A cláusula compromissória é um dos atos pelos quais se formaliza a convenção arbitral. O outro instrumento usado para a formalização da convenção é o compromisso arbitral. Como são atos jurídicos, para que tenham validade e não venham a ser motivo de anulação da arbitragem, devem, além de tratar sobre direitos patrimoniais disponíveis, preencher os requisitos de:

1. de agente capaz;

2. objeto lícito;

3. forma prescrita em lei.

Acerca da capacidade do agente já se discorreu em capítulo anterior.

O objeto deve ser revestido de licitude, não podendo contrariar dispositivos legais que condenem sua prática, como, por exemplo, patrimônio gerado em negócios ilícitos.

Quando dos comentários sobre bens corpóreos e incorpóreos, discutiu-se também sobre o objeto da controvérsia.

O terceiro requisito, que é a forma prescrita em lei, diz respeito a como deve ser exteriorizada e a que informações…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.