A Aplicação do Procedimento Previsto na Lei 9.099/95 nos Delitos Previstos no Estatuto do Idoso

Publicado em 16/10/2009

Desta maneira, adota-se o procedimento sumaríssimo buscando uma atuação mais célere e eficiente do poder jurisdicional, compatível com as necessidades da pessoa idosa (BECHARA, 2003).

No que se refere aos institutos despenalizadores, estes não seriam aplicados, pois geram benefícios àqueles que praticam crimes contra pessoas idosas, aumentando ainda mais a posição de maior vulnerabilidade destes em relação as demais faixas etárias (BECHARA, 2003).

Não é certo que a intenção do legislador foi a de beneficiar os autores de delitos praticados contra pessoas idosas, mas sim de puni-los com maior rigor. Desta forma, entende-se que aplicando os institutos despenalizadores, estaria contrariando os fins a que se destina o Estatuto do Idoso (BECHARA, 2003).

Conclusivamente, Jayme Walmer de Freitas ressalva:

a) O Estatuto somente inovou no campo processual ao ampliar a competência, em razão da matéria, dos Juizados Especiais Criminais, trazendo como consequência a possibilidade de processar e julgar os crimes contra idosos não considerados de menor potencial ofensivo que tenham pena máxima superior a dois anos e igual ou inferior a quatro anos. b) Não alterou o conceito de infração de menor potencial ofensivo, até o momento, privativo de leis específicas (Lei 9099/95 e 10259/01). c) Não permitiu, a exemplo do Código de Trânsito Brasileiro, que…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.