A Aplicação do Procedimento Previsto na Lei 9.099/95 nos Delitos Previstos no Estatuto do Idoso

Publicado em 09/08/2010

2. O ESTATUTO DO IDOSO E A APLICAÇÃO DO PROCEDIMENTO PREVISTO NA LEI DOS JUIZADOS ESPECIAIS.

Anteriormente ao Estatuto do Idoso, a Constituição Federal de 1988, embasada em preceitos igualitários e democráticos, já dispunha sobre alguns direitos voltados especificamente aos idosos, além dos princípios e garantias fundamentais inerentes a toda e qualquer pessoa.
O artigo 203, da Constituição Federal, preceitua a garantia da assistência social a todas as pessoas que dela necessitar, buscando a proteção de várias entidades, inclusive aos idosos.
No mesmo contexto, a Carta Magna estabelece em seu artigo 230, a garantia à vida, o amparo pela família, pela sociedade, pelo Estado, a defesa de sua dignidade e bem-estar, bem como, a garantia da gratuidade dos transportes coletivos urbanos.
Contudo, diante do grande crescimento populacional de idosos e da vulnerabilidade destes em relação aos demais grupos etários, houve a necessidade do surgimento de normas específicas para uma maior proteção e efetivação dos direitos assegurados àqueles.
Assim, foi instituído o Estatuto do Idoso através da Lei nº. 10.471, de 1º de outubro de 2003, com o objetivo de regular os direitos inerentes às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.
O Estatuto do Idoso trouxe diversas disposições voltadas especificamente aos idosos, sendo algumas já previstas na Constituição Federal, e outras inovadoras, buscando-se a garantia e a efetivação dos direitos da população idosa na esfera administrativa, cível e criminal.
Os crimes contra os idosos foram definidos…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.